quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Tortinha orgânica de bananas

Bom dia!!!
No fim semana fiz um teste.
Esta torta de banana é sem dúvida, minha sobremesa favorita desde criança. Quando vou à Ubatuba, minha mãe sempre faz!!
Tentei fazer uma adaptação, pois tenho tentado melhorar a nossa alimentação aqui em casa,
pelo menos durante a semana, comemos 'direitinho'.
Nossa alimentação não era tão ruim, mas comíamos sempre as mesmas coisas, então procurei uma nutricionista que me ajudou a escolher outras alternativas.
E olha que tem surtido efeito, estamos comendo coisas bem variadas e descobrindo novos sabores, 
além de estar redescobrindo o prazer de cozinhar. 
Quem me segue no Instagram - @miritario - já viu as comidinhas que tenho feito.
Nesta tortinha, fiz uma adaptação e ficou deliciosa e bem mais nutritiva.
Segue a receita:

Tortinha orgânica de bananas:
4 bananas nanica (fiz com orgânica);
canela em pó o quanto baste;
150 g de manteiga s/ sal;
1 xícara de farinha de trigo + um punhado de farinha de castanhas + um punhado do mix de cereais*
1 pitada de sal;
1 xícara de açúcar (usei o orgânico)
2 colh de sopa de leite.

Para a massa:
Junte as farinhas + a canela e o sal e a manteiga e 
vá misturando até obter uma farofa não muito seca
 (se ficar, coloque um pouco mais de manteiga). Reserve.
Fatiar as bananas em rodelas
Faça uma calda com o açúcar e um pouco de água e adicione às forminhas (1/2 cm mais ou menos).
Depois, faça camadas de banana fatiada e a farofa, terminando com a farofa.
Respingue gota de leite sobre elas e leve ao forno por uns 25 min.

A parte de cima fica crocante, enquanto que a calda se mistura com as camadas debaixo.
Delícia, delícia!!!

Obs:
 Esta receita dá para quatro formas de 10cm de diâmetro.
Pode comer quente ou fria.
As bananas e o açúcar podem ser comuns.
*mix de cereais - farinha de aveia, farinha de linhaça e gérmen de trigo ( este mix pode ser usado em qualquer receita, ou até mesmo, na salada, em vitaminas ou apenas com leite) é ótimo para aumentar a imunidade.

Beijos
Miriam

13 comentários:

  1. Bom dia Miriam! Vim agradecer a vista e o carinho!!!
    Deve ser saborosa essa sobremesa, uma quarta feliz para vc.
    Bjooo.

    ResponderExcluir
  2. ficou com uma cara muito boa.... infelizmente pelos lados de onde moro quase não tem comida organica... e quando tem e muito mais cara... não entendo essa mudança de preço... se não usa agrotoxico deveria ser até mais barato esse alimento, ce não acha???
    beijinho

    www.blogdagullo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh Marcia, aqui tbm é complicado de achar! E é bem caro mesmo, acabo comprando algumas coisas pq em casa somos só três, mas se a família fosse maior, seria impossível! bj

      Excluir
  3. Olá Miriam,tudo bem???
    Estava visitando alguns blog
    e vim parar aqui no seu e só de ver alguns posts
    já adoreii e já estou te seguindo pra não perder as
    novidades...bjinhosss

    Tenha uma quarta-feira abençoada!!!

    Mundo da Mony
    http://simony-fragoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Miriam,amiga eu amei essa receitinha,adoro banana,viu essas farinhas diferentes que vc usou eu encontro facil?
    Beijinhos!
    Anotandoooo.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, a farinha de castanha, compro no Pão de Açúcar, as outras em casas de produtos naturais. Bj

      Excluir
  5. Que delicinha essa torta...fiquei com água na boca.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  6. Oi Miriam,
    Bem saudável e parece gostosa...Eu adoro bana nanica, é a única que eu como!! Qualquer dia vou testar.
    bjokas

    ResponderExcluir
  7. Gostei da receita, aqui em casa tbm estou mudando nossa alimentação,seguindo dieta e incluindo alimentos saudáveis, pelo menos durante a semana, tá dando certo, vou fazer essa torta, deve ficar boa mesmo!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Miriam,
    Vou experimentar fazer, adoroo banana e é bem facinha ne?
    Bjuuusss

    ResponderExcluir
  9. Oi Miriam, que ótima idéia! Realmente, é uma ótima idéia dar uma variada no cardápio, não apenas para descobrir novos sabores mas também (e principalmente) para trazer mais saúde à nossa vida né? Gostei dessa tortinha de banana, um dia experimento!
    beijinhos e obrigada por me seguir tbm!

    carolinacroche.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você expressa sua opinião e respondo seu comentário, assim que possível!! Bjinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...